“Vamos al Mundial, vamos al Mundial, vamos al Mundial”! Esse é o narrador panamenho. Estamos em Outubro de 2017 e Román Torres está classificando o Panamá para a Copa do Mundo de 2018, com o gol heroico da classificação aos 88 minutos de jogo contra a Costa Rica. Ruas lotadas, estádio em festa e feriado nacional para comemorar esse belo feito.
Aquilo que é normal para alguns, para outros é motivo de alegria. Assim, é notória a diferença de expectativas entre os torcedores. Sou brasileiro, se meu país não ficar em primeiro ou segundo lugar nas Eliminatórias, já é motivo de vergonha. E com razão. Imagina então comemorar por uma simples classificação para uma Copa do Mundo? Que bobagem! Acesso ao Mundial é algo que sempre acontece com a gente. Pra quê comemorar?
Pois, tal realidade não acontece para todos, como a seleção panamenha. Um país de não muitos habitantes, a população vive uma realidade distinta. Ir para a Copa do Mundo é algo surreal, extraordinário! Isso que aconteceu em 2018! Primeira classificação para uma Copa do Mundo…e de um jeito “inolvidable”. Comemora, torcedor! E vocês todos têm razão! Não é bobagem nenhuma comemorar a vaga para a tão sonhada competição! Um grito que se esperou por anos e que, com toda certeza, todos os habitantes ficaram orgulhosos dessa equipe!
E que Copa foi a de 2018, hein?! O que vou dizer para o pessoal da Islândia? Que é algo atoa classificar em uma eliminatória europeia tão disputada como é e possuindo menos de 400.000 habitantes? O que eles fizeram foi histórico e não é diferente do que aconteceu com o Panamá! Não é fácil classificar em eliminatórias quando se tem México e Estados Unidos como adversários sendo que estou num país de menor expressão!
Uma coisa é certa: seria completamente ignorante da minha parte se eu desconsiderasse tal feito e tudo aquilo que uma “simples” classificação pudesse significar para um país inteiro. Agora, em 2026, essa nova participação, por mais tímida que possa parecer, merece sim ser reverenciada. Afinal, enquanto alguns entram na Copa quase por obrigação, outros ainda entram como quem realiza um sonho. Sí, Panamá, vamos al Mundial!